Xabi Alonso foi despedido do comando técnico do Real Madrid há cerca de 24 horas e em Espanha já se fazem as contas aos milhões que o treinador de 44 anos vai agora receber como indemnização. O contrato que ligava as duas partes foi rescindido por mútuo acordo, mas tinha uma validade de mais dois anos e meio. Ainda assim, o valor a pagar pelos merengues será bem mais baixo que o previsível por conta da existência de uma cláusula.
À partida, o Real Madrid teria de pagar os 29 meses que restavam do contrato, mas segundo explica a COPE, o acordo celebrado no passado mês de maio contava com uma pequena cláusula que foi acionada pela direção liderada por Florentino Pérez.
Na prática, a referida cláusula estipulava que no caso de decidir despedir Xabi Alonso, o Real Madrid apenas teria de pagar o valor referente ao ano em causa e não o total dos três anos de contrato.
E qual o valor?
Ora, segundo os relatos na Alemanha, na altura em que Xabi Alonso deixou o Bayer Leverkusen para aceitar suceder a Carlo Ancelotti no Real Madrid, o treinador de 44 anos teria dito 'sim' a um contrato com um salário anual entre os sete e os nove milhões.
Será, precisamente, esse o valor que Xabi Alonso vai arrecadar por conta de ser despedido, descontando, claro está, aquilo que já auferiu nos primeiros sete meses em que esteve aos comandos do clube merengue.
Alonso quebrou o silêncio nas redes sociais
O agora antigo treinador do Real Madrid quebrou o silêncio através das redes sociais na manhã desta terça-feira. Xabi Alonso garantiu sair do Santiago Bernabéu com o sentimento de dever cumprido, agradecendo aquilo que viveu num período que reconheceu ter sido mais curto do que esperava.
"Concluída esta etapa profissional, que não correu como queríamos. Treinar o Real Madrid foi uma honra e uma responsabilidade. Agradeço ao clube, aos jogadores e, acima de tudo, aos adeptos pela sua confiança e apoio", escreveu Xabi Alonso, que não se inibiu de deixar um pequeno recado na derradeira despedida.
"Saio com respeito, gratidão e orgulho de ter feito o melhor que consegui", escreveu o técnico espanhol, de 44 anos, que agora fica livre no mercado.
O vídeo que mostra a rutura com os jogadores
Também nas últimas horas surgiu um novo desenvolvimento que deixa em evidência a rutura entre Xabi Alonso e os jogadores do Real Madrid.
Nas redes sociais circulam vídeos que mostram o momento em que Kylian Mbappé ignora as ordens dadas pelo treinador e insta os colegas de equipa a abandonarem o relvado e não fazerem guarda de honra ao Barcelona, depois da derrota na final da Supertaça de Espanha, disputada no último domingo na Arábia Saudita.
Os jogadores preferiram seguir as indicações de Mbappé e Xabi Alonso mostrou-se resignado, acabando por desistir da sua intenção e acompanhar o plantel rumo aos balneários.
