A Liga Portugal anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta quarta-feira, que Francesco Farioli foi eleito o melhor treinador a trabalhar no principal escalão do passado mês de dezembro, graças à série 'imaculada' pela qual conduziu o FC Porto.
Durante este período, os dragões disputaram quatro jornadas, as quais somou, na totalidade, por vitórias, superando Tondela (por 0-2), Estrela da Amadora (por 3-1), Alverca (por 2-0) e AVS (por 2-0). Feitas as contas, marcou dez golos e sofreu apenas... um. Curiosamente, da autoria de Abraham Marcus, jogador que passou pela formação azul e branca, e que, agora, alinha ao serviço do emblema tricolor.
O italiano somou 41,03% dos votos dos treinadores que disputam a I Liga, o que lhe permitiu superar a concorrência dos companheiro de profissão Luís Silva, do Estrela da Amadora (segundo classificado, com 13,68% das preferências), e José Mourinho, do Benfica (terceiro classificado, com 11,11%).
FC Porto lançado na corrida pelo título... e não só
A sequência de resultados alcançada pelo FC Porto, em dezembro, é positiva... mas não se fica por aqui. Isto porque, ao ter derrubado o Santa Clara, no Estádio São Miguel, no passado dia 4 de janeiro, por 0-1 (graças a um golo de Samu Aghehowa) aumentou para nove o número de partidas nas quais não conheceu o 'sabor' da derrota, na I Liga.
Feitas as contas, os homens de Francesco Farioli deram por terminada a primeira volta do campeonato nacional com 49 pontos conquistados em 51 possíveis, mais sete do que o segundo classificado (e bicampeão nacional em título), o Sporting, e mais dez do que o terceiro classificado (e também eterno rival), o Benfica.
Os azuis e brancos seguem, ainda, lançados na corrida pelo apuramento direto para os oitavos de final da Liga Europa, visto que, com apenas duas jornadas por disputar até ao final da presente fase de liga, ocupam o oitavo lugar, com os mesmos 13 pontos do que os compatriotas do Sporting de Braga.
Nos quartos de final da Taça de Portugal, têm encontro marcado com o Benfica, já para as 20h45 (hora de Portugal Continental) desta quarta-feira, no Estádio do Dragão). Já na Taça da Liga, ficaram pelo caminho, precisamente, nos quartos de final, fruto da derrota sofrida na receção ao Vitória SC, por 1-3.
Dragões fazem o 'três em linha'
Este é já o terceiro prémio individual da I Liga, relativo a dezembro, que segue para as mãos do FC Porto, uma vez que, antes de Francesco Farioli ter sido eleito o melhor treinador do mês, já Diogo Costa e Jan Bednarek tinham sido reconhecidos como melhor guarda-redes e melhor defesa, respetivamente.
Neste plano, Rodrigo Zalazar, do Sporting de Braga, foi escolhido como o melhor médio do mês, ao passo que Vangelis Pavlidis, do Benfica, acumulou o troféu de melhor avançado com o de melhor jogador. Na II Liga, o domínio foi do Marítimo, fruto das vitórias de Samu (melhor guarda-redes), Noah Madsen (melhor defesa) e Carlos Daniel (melhor médio e melhor jogador).
As únicas exceções foram Nélson Veríssimo, do Benfica B (o melhor treinador), e André Clóvis, do Académico de Viseu (o melhor avançado).
