O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou, esta terça-feira, os árbitros nomeados para os jogos dos quartos de final da Taça de Portugal, com especial destaque para a presença de Fábio Veríssimo no Clássico entre FC Porto e Benfica, que será disputado no Estádio do Dragão.
O árbitro da Associação de Futebol de Leiria vai contar com os auxiliares Pedro Martins e Hugo Marques, ao passo que Miguel Nogueira irá desempenhar as funções de quatro árbitro.
No VAR, a partir da Cidade do Futebol, em Oeiras, estará Luís Ferreira, auxiliado por Nuno Eiras.
Veríssimo de regresso ao Dragão após polémica
Fábio Veríssimo prepara-se, assim, para regressar ao Dragão mais de dois meses depois da polémica em torno do FC Porto-Sp. Braga, no qual os dragões utilizaram as televisões que estavam no balneário dos árbitros para passar, ao intervalo, imagens de lances nos quais consideravam estar a ser prejudicados.
O árbitro de 43 anos acabaria por descrever o episódio no relatório o jogo e o FC Porto seria, semanas mais tarde, castigado com uma multa no valor de 12.750 euros, tal como foi anunciado no o acórdão publicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
O clube liderado por André Villas-Boas refutou, no entanto, que as imagens tenham sido transmitidas com o intuito de condicionar a arbitragem de Veríssimo, apontado para um "lapso".
"A arguida Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD nega que as imagens em questão tenham sido difundidas na sala em questão com o intuito de condicionar o desempenho da equipa de arbitragem; se opõe à qualificação jurídica dos factos como configuradores do tipo p. e p. pelo artigo 66.º, n.º 2 [Coação] do RDLPFP, nomeadamente por as imagens televisivas exibidas, desacompanhadas de qualquer mensagem, e respeitantes a lances de partidas de futebol já decididos pelo visado, serem inócuas (em termos de violência) quanto ao seu teor, e insuscetíveis de consubstanciar uma forma de violência moral sobre o visado, não configurando uma ameaça (com mal importante) jurídico-disciplinarmente relevante", podia ler-se no documento, que prosseguia com mais explicações.
"A Arguida refere ainda que, no jogo objeto dos autos, foi pedida a disponibilização do lance de golo anulado à equipa da Arguida na primeira parte do jogo, para análise por várias equipas internas, a disponibilizar nas salas onde estaria a equipa técnica, a equipa de análise do jogo, e a Direção desportiva. Acrescenta que, por lapso, ao selecionar os locais a injetar o conteúdo, foi inadvertidamente selecionada a sala dos árbitros", conclui.
Bruno Costa no Fafe-Sp. Braga
Nota, ainda, para a presença de Bruno Costa no outro jogo dos quartos de final que será disputado amanhã, quarta-feira. Jorge Fernandes e João Morte serão os árbitros auxiliares, ao passo que Manuel Mota estará no VAR, acompanhado por Paulo Miranda.
Fica, ainda assim, por conhecer a equipa de arbitragem nomeada o duelo entre Sporting e AVS, agendado para 4 de fevereiro.
Por sua vez, o Torreense já se encontra nas meias-finais da Taça de Portugal depois de ter eliminado a União de Leiria (3-1) no passado domingo.
