BENFICA Fez a TROCA Mais EXPLOSIVA da Liga! Veja o Ranking das 'Chicotadas'

0




A derrota por 3-2 na recepção ao Qarabag, na estreia na Liga dos Campeões, precipitou o fim de ciclo de Bruno Lage nos 'encarnados', quatro dias depois após o 1-1 caseiro com o Santa Clara, ao quarto embate na prova (quinta jornada), num jogo em que atuou durante quase uma hora em superioridade numérica e consentiu a igualdade em período de compensação.

Bruno Lage não resistiu ao desaire com os azeris (que estiveram a perder por 2-0 e viraram o resultado em pleno Estádio da Luz) e, dois dias mais tarde, em 18 de setembro de 2025, já José Mourinho era apresentado como novo técnico, num regresso muito saudado ao clube lisboeta, mas que tarda em produzir o efeito desejado pela direção presidida por Rui Costa.

Se o regresso de Mourinho ao Benfica e ao futebol nacional, após uma carreira de conquistas em vários clubes europeus, foi o momento mais marcante no que respeita a mudanças no comando técnico, o 'campeão de inverno' desse indesejado campeonato, que só afetou cinco dos 18 clubes, foi o último classificado.

O AVS não é apenas o lanterna-vermelha da I Liga, pois parece uma equipa condenada antes do tempo à despromoção, a 10 pontos de distância da zona de manutenção, a única sem qualquer vitória nos 17 jogos disputados, um cenário que os técnicos José Mota, João Pedro Sousa, João Henriques e o interino Fábio Espinho não conseguiram contrariar.

João Henriques foi o último treinador a entrar em cena, há menos de um mês, na sequência do afastamento de João Pedro Sousa, à 14.ª jornada, após a goleada por 6-0 sofrida no estádio do Sporting.

O AVS iniciou a temporada com José Mota no cargo, mas a aventura durou escassas cinco rondas, nas quais empatou um jogo e perdeu quatro, o último frente ao Estoril Praia, por 3-1, que catapultou o adjunto Fábio Espinho para o comando técnico, como solução provisória.

A estreia de Fábio Espinho coincidiu com a de José Mourinho no Benfica e a vitória das 'águias' na sexta jornada, por 3-0, não deixou margem para que a experiência se prolongasse, com João Pedro Sousa a assumir a orientação dos avenses no fim de semana seguinte, igualmente sem sucesso.

A quinta jornada revelou-se fatídica para os treinadores portugueses, pois, além de Bruno Lage e José Mota, também José Faria foi afastado do Estrela da Amadora, na sequência da derrota na receção ao Vitória de Guimarães, por 2-0, tendo sido substituído interinamente por Luís Silva, até João Nuno tomas as rédeas dos tricolores, à oitava ronda.

O Estrela da Amadora esteve na origem da saída de João Pereira do Casa Pia -- a outra equipa que trocou de treinador mais do que uma vez --, à 10.ª jornada, ao vencer por 5-3 os casapianos, que passaram a ser orientados por uma equipa multidisciplinar, liderada por Gonçalo Brandão, uma opção pouco convencional do clube lisboeta.

Gonçalo Brandão estreou-se de forma interina com um promissor empate 2-2 com o Benfica, no Estádio da Luz, e acabou por ficar à frente do Casa Pia integrando uma comissão técnica alargada, que durou até ao fim da primeira volta, até à contratação de Álvaro Pacheco, anunciada na quinta-feira.

A 'dança' de treinadores nos 'gansos' iniciou-se uma semana antes de Ivo Viera ser despedido do Tondela, à passagem da 11.ª ronda, após a derrota por 1-0 na receção ao Vitória de Guimarães, tendo sido substituído pelo italiano Cristiano Bacci, que se mantém em funções, apesar de os beirões ocuparem o 17.º e penúltimo lugar.

 

- Mudanças de treinador na edição 2025/26 da I Liga portuguesa de futebol:
Jornada Clube Sai Entra
5.ª Estrela da Amadora José Faria Luís Silva (x)
5.ª Benfica Bruno Lage (y) José Mourinho (y)
5.ª AVS José Mota Fábio Espinho (x)
6.ª AVS Fábio Espinho (x) João Pedro Sousa
7.ª Estrela da Amadora Luís Silva (x) João Nuno
10.ª Casa Pia João Pereira Gonçalo Brandão (z)
11.ª Tondela Ivo Vieira Cristiano Bacci
14.ª AVS João Pedro Sousa João Henriques
17.ª Casa Pia Gonçalo Brandão (z) Álvaro Pacheco
(x) - Interino.
(y) - A troca deu-se após a quinta jornada, mas o Benfica tinha um jogo em atraso da primeira.
(z) - Integrando uma equipa multidisciplinar.

Enviar um comentário

0 Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!