A época de Rafael Leão no AC Milan está a ser conturbada por várias lesões e o internacional português está a ser alvo de uma gestão minuciosa por parte do clube italiano, conforme conta a imprensa azzurri desta terça-feira.
De acordo com a Gazzetta dello Sport, Massimiliano Allegri não tem podido satisfazer a vontade que o avançado rossoneri tem tido de jogar mais devido a um problema muscular na zona do abdutor.
Esta micro-lesão está a ser gerida com pinças, uma vez que o AC Milan quer evitar uma pubalgia, que poderia retirar várias semanas de competição a Rafael Leão, que tem ainda o Campeonato do Mundo de 2026 na mira, pelo que há um risco a dobrar para o jogador internacional português.
O treinador do clube de Milão foi 'obrigado' a lançar o extremo luso a partir do banco no empate diante da Fiorentina, tendo custado dois pontos na luta pelo título, depois de o camisola 10 ter completado 90 minutos frente ao Genoa, marcando o golo que deu o empate já perto do final da partida.
"O Rafael Leão não vai jogar. Ele está com um desconforto que o impede de correr na velocidade habitual, e eu preferi deixá-lo em casa. Não quero convocar jogadores que estão apenas a 50% da sua capacidade", confessou Massimiliano Allegri antes do encontro do passado mês de dezembro ante o Hellas Verona.
No entanto, os responsáveis do AC Milan só estão a ponderar arriscar na utilização mais frequente da sua estrela da equipa devido à sua influência, já que, em 13 jogos na Serie A, Rafael Leão já leva sete golos e está a meio caminho da sua melhor época em termos de golos marcados, quando faturou por 15 vezes no campeonato italiano, na temporada 2022/23.
Algo que mudou desde que este problema foi conhecido foi a forma como o avançado português se move dentro dos relvados, já que não tem andado a fazer as suas famosas arrancadas pelo flanco esquerdo, de modo a se proteger de um agravamento da lesão, focando-se mais no apoio aos colegas e no passe, movimentando-se mais na zona da grande área, que o viu adaptar-se com facilidade ao papel de ponta-de-lança.
No entanto, há reforços a chegar para essas posições, pelo que Rafael Leão poderá cuidar do problema com maior foco e ficar totalmente recuperado a tempo de ser chamado pelo selecionador de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2026.
"Leão tem de se focar em marcar golos, porque os avançados são avaliados por isso. Se o avançado joga bem, diz-se: ‘Eh, mas não marca’. Tem de marcar golos É necessário que ele marque, como fez em Cagliari, apesar de não se sentir bem. Ele continua com desconforto e só pode melhorar, dado que perdeu vários jogos na primeira parte da época devido a lesões musculares", começou por dizer o técnico italiano, confirmando a titularidade do camisola 10 e de Pulisic no desafio com o Genoa, na passada quinta-feira, para a ronda 19 do campeonato, que terminou com um empate a uma bola, no San Siro.
