O Palmeiras pode ter visto sentenciadas, na madrugada de terça para quarta-feira, as poucas esperanças que lhe restavam de ainda vir a lutar pelo título de campeão brasileiro, fruto da derrota sofrida na visita ao Grêmio, por 3-2, que foi agravada pelo empate conquistado pelo Flamengo, na visita ao Atlético Mineiro, a uma bola.
A equipa orientada pelo treinador português Abel Ferreira até entrou com o 'pé direito', no encontro disputado em Porto Alegre, graças a um golo assinado por Facundo Torres, aos 24 minutos. No entanto, a recuperação dos homens da casa começou a desenhar-se num dos últimos lances antes de o árbitro Sávio Pereira Sampaio ter feito soar o apito para o intervalo, fruto de um remate certeiro de Francis Amuzu.
A 'cambalhota' no marcador surgiu aos 61 minutos, na sequência de uma grande penalidade convertida por Carlos Vinícius (jogador que, em Portugal, representou Benfica, Rio Ave e Real SC), mas as más notícias não se ficaram por aqui, visto que, aos 84 minutos, o Verdão ficou reduzido a dez unidades, devido à expulsão de Agustín Giay.
No minuto seguinte, um novo penálti (desta feita, cobrado por Willian) ampliou a vantagem do Imortal Tricolor. Os paulistas recusaram 'atirar a toalha ao chão', e, já no período de compensação, reduziram distâncias, por intermédio de Benedetti, mas era já tarde demais para evitar este desfecho.
O Flamengo, por seu lado, viveu sentimentos diametralmente opostos ao do eterno rival, uma vez que entrou a perder, por via de um 'tiro de Bernard, aos 34 minutos, e acabou por conseguir repor a igualdade já dois minutos depois dos 90, graças a mais um tento da autoria de Bruno Henrique, que selou o resultado final.
As contas do Brasileirão (a duas jornadas do final)
Feitas as contas, ao cabo de 36 jornadas, o Flamengo lidera o principal escalão do futebol canarinho de forma isolada, com 75 pontos, mais cinco do que o Palmeiras... que até pode vir a ser ultrapassado pelo Cruzeiro, de Leonardo Jardim, que segue logo atrás, com 68 pontos, antes da deslocação ao terreno do Ceará.
Significa isto que, em caso de vitória sobre o Ceará, no Maracanã, pelas 00h30 (hora de Portugal Continental) do próximo dia 4 de dezembro, quinta-feira, o Mengão irá sagrar-se, automaticamente, campeão brasileiro, independentemente daquilo que fizerem Palmeiras (na visita ao Atlético Mineiro) e Cruzeiro (na recepção ao Botafogo).
Um empate até pode bastar para o Flamengo fazer a festa, desde que o Palmeiras não vença o Atlético Mineiro, e o Cruzeiro não conquistar seis pontos nos embates com Ceará e Botafogo. Já uma derrota, só será suficiente para fechar as contas se os mais diretos concorrentes se 'espalharem ao comprido', até lá.
Na 38.ª e última jornada, o Flamengo irá medir forças com o Mirassol (no Estádio José Maria de Campos Maia), o Palmeiras com o Ceará (no Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo) e o Cruzeiro com o Santos (no Estádio Urbano Caldeira). Resta, agora, perceber se será preciso recorrer a tanto para encontrar o vencedor da edição de 2025 do Brasileirão.
