Os Boston Celtics anunciaram, em forma de comunicado partilhado através das plataformas oficiais, que Neemias Queta está a contas com uma "entorse no tornozelo esquerdo", pelo que é baixa certa para o jogo com os Detroit Pistons, que está agendado para as 22h00 (hora de Portugal Continental) desta quarta-feira, no TD Garden.
O internacional português, recorde-se, saiu lesionado logo ao sexto minuto do triunfo conquistado na receção aos Orlando Magic, na passada madrugada de domingo para segunda-feira, por 138-129, numa altura em que contava já com seis pontos e dois ressaltos na contagem pessoal, e acabou por não conseguir recuperar a tempo do desafio seguinte.
Um importante contratempo, não só para o próprio poste de 26 anos de idade, como, sobretudo, para o treinador, Joe Mazzulla, que perde um jogador que está a atravessar aquele que é o melhor momento da carreira, como demonstra a média de 9,3 pontos, 7,9 ressaltos e 1,4 bloqueios por jogo, que leva na presente temporada de 2025/26.
"Não temos realmente um tipo que consiga substituir aquilo que o Neemy faz por nós"
De potencialmente dispensado, face à escassez de oportunidades de que usufruiu, na pré-temporada, Neemias Queta passou, num ápice, a titular indiscutível, nos Boston Celtics. As palavras de Derrick White, na passada terça-feira, em conferência de imprensa, deixam, de resto, bem evidente a importância que já assume na equipa.
"Não temos realmente um tipo que consiga substituir aquilo que o Neemy faz por nós, por isso, tem de haver, simplesmente, um esforço coletivo. Obviamente, o Xavier [Tillman], o Luka [Garza] e o Chris [Boucher] vão ter uma oportunidade maior, e vamos precisar muito deles, mas a responsabilidade também recai sobre nós", começou por afirmar.
"Não temos o Neemy lá atrás, para afastar alguns dos problemas ou erros que cometemos, no perímetro da área, por isso, vai ter de haver um esforço de equipa, nos ressaltos, em tudo. Esperemos que ele volte o mais rapidamente possível, mas temos todos de dar um passo em frente", concluiu, em declarações reproduzidas pelo portal norte-americano Celtics Wire.
Resta, agora, perceber se o condicionamento físico de Neemias Queta inspira outro tipo de cuidados, ou se já estará apto para a seguinte partida dos Boston Celtics, perante os Minnesota Timberwolves, que terá lugar pelas 22h00 do próximo sábado, no Target Center, recinto situado no estado do Minnesota.
As contas dos Boston Celtics na NBA
Os Boston Celtics estão longe de assinar o melhor arranque de época. Feitas as contas, somam, até ao momento, nove vitórias e oito derrotas ao cabo de 17 encontros, registo que os deixa no décimo lugar da Conferência Este da NBA, o último que garante uma vaga nos play-ins de acesso aos playoffs de apuramento de campeão.
Pela frente, os homens de Joe Mazzulla terão, agora, os líderes isolados desta mesma conferência, com 15 triunfos conquistados em 17 possíveis. Já a Oeste, a primeira posição está nas mãos dos Oklahoma City Thunder, que seguem 'lançadíssimos', com 17 vitórias e apenas um desaire.
