Depois da tormenta, eis os dias felizes para Paulo Fonseca em França. Afastado dos bancos de suplentes por cerca de um ano depois do episódio com o árbitro Benoit Millot que lhe valeu uma suspensão de 9 meses, o treinador português regressou ao banco de suplentes num jogo da Ligue 1 no início do passado mês de dezembro - continuou a fazê-lo nos jogos para as competições europeias.
De lá para cá, o técnico de 52 anos de idade tem visto o seu Lyon dar cartas dentro das quatro linhas. O histórico emblema francês soma cinco vitórias consecutivas em todas as competições, igualando a melhor série do clube, desde março de 2025, curiosamente também com Paulo Fonseca no comando técnico dos gones. No total, o Lyon venceu sete dos últimos oito jogos, o melhor registo da época.
A próxima jornada da Ligue 1, que é a décima oitava, poderá mesmo trazer um novo marco histórico. Em caso de vitória diante do Brest, num jogo agendado para o próximo domingo, 18 de janeiro (19h45, horário de Portugal Continental), o Lyon chega às seis vitórias consecutivas em todas as competições, algo que não sucede desde a temporada 2017/18.
Paulo Fonseca apresenta uma taxa de sucesso de 61,4% de vitórias (26 triunfos em 44 encontros realizados), um registo que na história do clube francês apenas foi superado pelos lendários Gérard Houllier e Alain Perrin, que estiveram no banco na época dourada, no início do presente século XXI, com a conquista de sete campeonatos consecutivos.
O arranque do ano civil de 2026 foi pautado por triunfos muito importantes frente a rivais diretos, como foram os casos das vitórias convincentes nos terrenos de AS Monaco (3-1) e Lille (2-1), este último para a Taça de França e diante de um clube que Paulo Fonseca representou ao longo de duas temporadas.
A título de curiosidade, Paulo Fonseca defrontou no domingo o treinador francês Bruno Genésio pela oitava vez na carreira e continua imbatível diante do companheiro de profissão: 4 vitórias e 4 empates. O técnico português também venceu sempre o Lille, equipa que treinou durante duas épocas: 3 vitórias em 3 jogos.
Muitos jovens potenciados e ex-Sporting em destaque
Se olharmos para o cômputo geral em termos competitivos, o Lyon segue em todas as frentes: lidera a fase de liga única da Liga Europa, garantiu a presença nos oitavos de final da Taça de França e ocupa o quinto posto da Ligue 1, mantendo-se envolvido na luta pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões na próxima temporada.
Mas não é apenas Paulo Fonseca que tem estado em destaque no Lyon. O antigo técnico do FC Porto tem potenciado vários jovens na presente época, com destaque para o português Afonso Moreira. O jogador contratado ao Sporting regista 10 contribuições para golo na presente época, com 5 golos e 5 assistências, afirmando-se como uma das figuras da equipa.
Afonso Moreira chegou ao Lyon no verão do ano passado© Getty Images
Por outro lado, evolução do ex-Casa Pia Ruben Kluivert também é notória. No jogo frente ao Lille, o neerlandês foi considerado o melhor jogador em campo, tendo sido elogiado por Paulo Fonseca: "O Ruben fez um jogo perfeito". Endrick, reforço de inverno do Lyon, também teve uma estreia perfeita pelo clube, ao marcar um golo.
O Lyon parece, desta forma, bem encaminhado para voltar às grandes conquistas, 14 anos depois do último troféu conquistado. Mas, uma coisa é certa, os gones têm encantando não só em França, como também na Europa.
