O Toluca entrou, na madrugada de quarta para quinta-feira, com o 'pé esquerdo' nas meias finais dos playoffs de apuramento de campeão do torneio Apertura do México (que ditará o campeão de inverno), fruto da derrota sofrida na deslocação ao Estadio BBVA Bancomer, perante o Monterrey, por 0-1.
O golo que fez a diferença no embate da primeira mão teve lugar à passagem dos 39 minutos, quando Jesús Corona, antigo jogador do FC Porto (tal como Óliver Torres, que também foi aposta na condição de titular), 'bombeou' a bola para o 'coração' da grande área, onde surgiu Germán Berterame, a desviar, de cabeça, para o fundo das redes à guarda de Hugo González.
O conjunto visitante bem procurou responder, e, à passagem dos 82 minutos, esteve à beira de repor a igualdade, mas o remate de Paulinho, internacional português ex-Sporting, esbarrou no poste, antes de ir parar às mãos de Luis Cárdenas, que segurou, desta maneira, o triunfo da equipa capitaneada por Sergio Ramos, antigo capitão do Real Madrid.
Monterrey e Toluca têm reencontro marcado para a 01h00 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo, dia 7 de dezembro, desta feita, no Estádio Nemesio Díez, onde os Diablos Rojos estão obrigados a vencer para evitarem ser condenados à eliminação, perante os vice-campeões em título.
Tudo empatado na outra meia final
Na primeira mão da outra meia final, disputada, também, esta madrugada, Cruz Azul e Tigres rubricaram um empate a uma bola, no Estádio Olímpico de la Ciudad de los Deportes, na Cidade do México, mantendo, desta maneira, tudo em aberto relativamente a quem irá disputar este troféu com Monterrey ou Toluca.
Ángel Correa, internacional argentino recrutado ao Atlético de Madrid, desfez o nulo, à passagem dos 61 minutos, tendo a resposta por parte dos homens da casa surgido apenas 15 minutos depois, por intermédio de Gabriel Fernández, que não vacilou na conversão de uma grande penalidade.
Tal como os dois outros semifinalistas, também o Cruz Azul e o Tigres têm embate marcado para o próximo domingo, neste caso, pelas 03h10, no Estádio Universitário, em Nuevo León.
Paulinho continua na frente dos goleadores
Ainda que o duelo entre Monterrey e Toluca não tenha corrido de feição a Paulinho, a verdade é que o internacional português continua na frente da tabela dos melhores marcadores do torneio Apertura do México, uma vez que, entre fase regular e playoffs, fez o gosto ao pé por um total de 13 vezes.
O antigo jogador de Sporting, Sporting de Braga, Gil Vicente, Trofense e Santa Maria alimenta, de resto, legítimas esperanças de conquistar este troféu individual, até porque os dois mais próximos concorrentes... já foram eliminados. Foram eles João Pedro Galvão, do Atlético San Luis, e Armando González, do Chivas, com 12 golos cada.
Logo atrás, encontra-se, precisamente, o autor do remate certeiro que derrubou o Toluca. Isto é, Germán Berterame, que conta com 11 tentos no registo individual, numa altura em que, no máximo, terá mais dois jogos pela frente.
