Luisão, antigo capitão do Benfica, marcou, esta terça-feira, presença no programa 'Resenha da Rodada', emitido pela estação televisiva ESPN Brasil, onde teceu duras críticas a Abel Ferreira, pela maneira como reagiu ao empate concedido pelo Palmeiras perante o Fluminense, em plena Allianz Arena, sem golos.
O treinador português afirmou, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, que "o campeonato está entregue" ao Flamengo (que, no mesmo dia, recebeu e bateu o Bragantino, por categóricos 3-0), algo que, na opinião do ex-internacional canarinho, só pode ser entendido como uma falta de respeito pela competição.
"Pode ser uma parte de estratégia, mas acho que soou ali um menosprezo pelo campeonato brasileiro. Ele e a Leia [Pereira, presidente do Palmeiras], como sabem... Às vezes, o comportamento dos dois é como se estivessem acima do bem e do mal, porque eu não acredito que ele vá jogar a toalha", começou por afirmar.
"É um menosprezo para quem está na frente, é um menosprezo para as equipas que estão lá atrás, a lutar, ainda, e é um menosprezo para quem for campeão brasileiro. Faz parte de uma estratégia infeliz, acho eu", acrescentou.
Com apenas três jornadas por disputar, recorde-se, o Flamengo ocupa a liderança isolada do Brasileirão, com 74 pontos, mais quatro do que o segundo classificado, o Palmeiras. O Mengão ainda vai medir forças com Atlético Mineiro, Ceará e Mirassol, ao passo que o Verdão tem jogos agendados com Grêmio, Atlético Mineiro e Ceará.
"O Palmeiras já não é aquela equipa de antigamente"
À margem da disputa pelo título de campeão brasileiro, Palmeiras e Flamengo lutam por outro objetivo. Mais concretamente, pelo de vencedor da Taça dos Libertadores, cuja final está agendada para as 21h00 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
Na opinião de Luís Fabiano, antigo avançado do FC Porto e companheiro de painel de Luisão, a equipa orientada pelo treinador português Abel Ferreira terá mesmo de 'dar ao pedal', se quiser recuperar um troféu que lhe vai escapando já desde 2021, face ao futebol que o adversário tem apresentado.
"O Palmeiras já não é aquela equipa de antigamente. O futebol brasileiro é assim. Se ganhas um título na quarta-feira e perdes outro no sábado, és ruim. Não há como. O Palmeiras está a cair numa hora que é complicada, porque há a Taça Libertadores", refletiu o ex-jogador, atualmente, com 45 anos de idade.
"Para ganhar, vai ter de fazer um jogo perfeito, porque o Flamengo é uma equipa que cresceu na hora certa, que tem vindo a crescer e a jogar bem. O Palmeiras, inexplicavelmente, teve uma quebra de rendimento, e nem vale a pena falar de desfalques. A equipa estava completa e não ganhou o jogo porque, do outro lado, estava uma boa equipa", rematou.
As palavras de Abel Ferreira, na íntegra
As críticas a Abel Ferreira surgiram depois de o treinador do Palmeiras ter afirmado: "Acho que devemos canalizar a nossa energia agora para aquilo que é o próximo sábado. Temos um jogo a meio da semana, vamos prepará-lo da forma que acharmos que é a melhor, mas acho que o campeonato está entregue e, na altura certa, iremos falar daquilo que foi este campeonato brasileiro".
