O Benfica carimbou, ao início da tarde desta terça-feira, o apuramento para os 16avos de final da UEFA Youth League, ao sair do Sportpark de Toekomst, em Amesterdão, nos Países Baixos, com um categórico triunfo sobre o Ajax, por 0-4, em jogo enquadrado na quinta e penúltima jornada da fase de liga.
A formação orientada por Vítor Vinha assinou uma primeira parte 'de gala', que começou a desenhar-se logo ao nono minuto, quando João Afonso foi às alturas desviar, de cabeça, um cruzamento desferido por Federico Coletta, a partir da ala esquerda do ataque encarnado, para o fundo das redes à guarda do neerlandês Aymean El Hani.
Apenas 11 minutos depois, Francisco Silva dilatou a vantagem das águias, na sequência de uma investida inicial de Tiago Freitas, e, aos 25 minutos, foi a vez de Eduardo Fernandes se juntar à festa, num lance que contou com mais uma assistência por parte do médio italiano Federico Coletta.
Os homens da casa procuraram reagir e reentrar na luta pelo resultado, depois do apito para o intervalo, mas a verdade é que, não só não conseguiram marcar... como ainda voltaram a sofrer, desta feita, por 'culpa' de Gustavo Ferreira, que, aos 73 minutos, deu a 'machadada final', a passe de Gonçalo Oliveira.
De goleada em goleada, até ao apuramento final
Quando resta apenas uma ronda por disputar (na UEFA Youth League, ao contrário do que acontece na Liga dos Campeões, a fase de liga é feita apenas a seis jogos), o Benfica soma 12 pontos, o que o deixa, provisoriamente, na segunda posição, em igualdade com Chelsea, Real Madrid e Club Brugge (que têm menos uma partida realizada), e apenas um ponto atrás do Athletic Bilbao (que empatou com o Slavia Praga).
Visto que, na maior competição sub-19 de clubes do futebol europeu, os 22.º primeiros classificados se apuram diretamente para os oitavos de final, os encarnados já não têm como ser ultrapassados por Eintracht Frankfurt, Juventus, Atalanta, Union Saint-Gilloise e Galatasaray, que se encontram logo atrás deste posto, com quatro pontos na 'algibeira', até ao momento.
O derradeiro encontro das águias está agendado para as 11h00 (hora de Portugal Continental) do próximo dia 10 de dezembro, quarta-feira, perante o Napoli, no complexo do Seixal. Aí, o objetivo passará por vencer, uma vez mais, de forma a garantir a melhor posição possível, e, assim, defrontar um adversário teoricamente mais acessível, nos '16avos'.
Esta foi, de resto, uma fase de liga marcada por um autêntico 'tsunami' de golos, no que aos jogos do Benfica diz respeito. Para trás, ficaram vitórias, não só sobre o Ajax (por 0-4), como também sobre o Qarabag (por 7-1), Newcastle (por 1-5) e Bayer Leverkusen (por 5-0). O único 'amargo de boca' surgiu na visita ao Chelsea, quando foi derrotado, por 5-2.
Para José Mourinho ver
Ajax e Benfica, recorde-se, voltam a medir forças, ainda esta terça-feira, pelas 17h45, desta feita, a nível sénior, na Johan Cruyff Arena, num duelo que irá colocar, frente a frente, as duas únicas equipas que ainda não foram capazes de somar qualquer ponto, na fase de liga da Liga dos Campeões.
