O FC Porto emitiu esta quinta-feira, através das suas plataformas oficiais, um comunicado oficial, no qual dá mais detalhes sobre a lesão traumática contraída por Luuk de Jong no jogo com o Estoril, da 12.ª jornada da I Liga.
De acordo com a nota oficial do conjunto azul e branco, o avançado internacional pelos Países Baixos contraiu uma lesão parcial no ligamento cruzado anterior, três jogos depois de ter voltado aos relvados. O neerlandês foi suplente utilizado nos confrontos com Sintrense (Taça de Portugal), Nice (Liga Europa) e Estoril (I Liga) e enfrenta agora nova paragem.
"Na sequência do episódio traumático divulgado no boletim clínico após o jogo contra o Estoril Praia (1-0), Luuk de Jong sofreu uma lesão parcial no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo", começa por escrever o clube da cidade Invicta no seu site oficial
"O FC Porto informa que o atleta está entregue aos cuidados do Departamento de Saúde e deseja-lhe uma recuperação rápida e plena, reafirmando a total disponibilidade do Clube para acompanhar Luuk de Jong em todas as etapas deste processo", termina o comunicado.
Ainda que o FC Porto não revele o tempo de paragem para Luuk de Jong, é quase certo que o ex-PSV estará largas semanas longe dos relvados. Uma coisa é desde já certa. O neerlandês não estará no jogo desta quinta-feira contra o Vitória SC, no Estádio do Dragão, a contar para os quartos de final da Taça da Liga.
Joelho esquerdo volta a tramar o veterano avançado
Vale recordar que Luuk de Jong regressou recentemente de uma lesão grave que o deixou foras das opções do FC Porto durante dois meses. Num jogo-treino com o Lusitânia de Lourosa, o avançado de 35 anos contraiu uma entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral interno. Agora, o mesmo joelho volta a dar problemas.
Farioli até poderá optar por uma gestão da equipa neste duelo diante do Vitória SC, mas caso deseje descansar Samu, o habitual titular, o substituto poderá não ser o turco Deniz Gul. Já recuperado de uma mialgia de esforço, o avançado pode não estar nas melhores condições físicas para defrontar o conjunto de Guimarães.
Reforço surpresa
Vale a pena recordar que o veterano Luuk de Jong foi a grande surpresa promovida por André Villas-Boas no mercado de transferências do último verão. Sem qualquer tipo de fuga de informação, o jogador nascido na Suíça foi apresentado aos adeptos em pleno Estádio do Dragão antes do embate particular com o Atlético de Madrid.
Cedo se percebeu que De Jong tinha sido um pedido expresso por parte do treinador do FC Porto Francesco Farioli, que apostou na sua condição de jogador a entrar nas segundas partes. Num dos dois únicos jogos em que foi titular, na visita dos dragões ao Sporting, o neerlandês apontou um dos golos que ajudaram a vencer o Clássico em Alvalade (2-1).
De resto, esse é mesmo o único remate certeiro de Luuk de Jong num total de sete jogos disputados com a camisola do FC Porto.
