"O futebol dá a possibilidade de reverter situações". Assim o técnico Luis Zubeldía descreveu a volta por cima de Soteldo, que, enfim, desencantou no Fluminense com dois gols que garantiram a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, anteontem, em Porto Alegre, pelo Brasileiro. O discurso do treinador não é da boca para fora, já que ele deposita confiança no venezuelano desde a sua chegada.
Logo em sua estreia, no clássico contra o Botafogo, Zubeldía colocou Soteldo na reta final do jogo. Apesar das vaias da torcida, o comandante assumiu a bronca e fez questão em apoiar publicamente o atacante.
— Já conhecia o Soteldo. Quando treinei a LDU, o enfrentei no Zamora-VEN. Meu lateral-esquerdo era o Estupiñán, da seleção do Equador, e me recordo que esse extremo (Soteldo) complicou bastante a vida dele. O torcedor sempre vai focar em um. O mais importante é ter caráter — ressaltou o argentino.
Não é primeira vez que Soteldo recebeu votos de confiança de um treinador. O venezuelano foi contratado pelo tricolor a pedido de Renato Gaúcho, com quem trabalhou no Grêmio. Mas foi Zubeldía que conseguiu realmente recuperar o jogador dentro e fora de campo. Além de fazer a diferença com os dois gols, o técnico destacou a entrega defensiva de Soteldo, que fez uma “partida completa”.
— Tive quatro lesões no ano. É um processo pesado, a confiança fica abalada, e mentalmente você fica muito mal. Minha família me ajudou muito, e Deus também. Me agarrei muito neles para sair desse momento. Eu nunca deixei de trabalhar, sempre segui treinando forte — disse Soteldo.
Única contratação do tricolor para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, ele já chegou ao clube com uma contusão no músculo posterior da coxa esquerda. Desde então, acumulou atuações abaixo do esperado, esquentou o banco de reservas e conviveu com um longo jejum sem balançar as redes — eram 402 dias sem marcar, desde outubro de 2024, quando defendia o Grêmio.
Copa do Brasil chegando
Agora ovacionado, Soteldo já aparece como o provável substituto de Canobbio — suspenso pelo terceiro cartão amarelo — no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Vasco. Se o Fluminense sonha com a vaga direta na Libertadores e o título do torneio nacional, e Zubeldía ganha um reforço interno para, quem sabe, conquistar esses objetivos na reta final da temporada. O tempo deu razão ao treinador.
.jpeg)