O Manchester United irá receber, esta quinta-feira, pelas 20h00 (hora de Portugal Continental), o West Ham, em jogo a contar para a 14.ª jornada da Premier League, que irá contar com 'sotaque' português acentuado, visto que, de um lado, estarão Ruben Amorim, Bruno Fernandes e Diogo Dalot, e, do outro, Nuno Espírito Santo e Mateus Fernandes.
Um encontro que será, de resto, particularmente importante para o antigo treinador do Sporting, tendo em conta, não só o (delicado) momento que os red devils atravessam, como também o facto de correr sérios riscos de entrar para a história destes... com um dos mais indesejado registos de todos.
Isto porque, tal como escreve o jornal britânico Daily Mail, em caso de derrota, o ribatejano irá tornar-se no mais rápido técnico do clube a perder dez jogos do campeonato inglês em Old Trafford desde Alfred Hubert Albut, em... 1894, quando este ainda dava pelo nome de Newton Heath LYR Football Club (que só mudaria, em 1902).
Na altura, o inglês 'tombou' precisou de 23 jogos 'caseiros' para alcançar esta marca, perante, West Bromwich Albion (por 2-4), Everton (por 3-4), Notts County (por 1-3), The Wednesday (por 1-5), Nottingham Forest (por 1-3), Sunderland (por 0-5), Darwen (por 0-1), Everton (por 0-3), Aston Villa (por 1-3) e novamente The Wedsnesday (por 1-2).
Quanto ao luso, vai já em nove desaires ao cabo de 19 embates, contra Nottingham Forest (por 2-3), Bournemouth (por 0-3), Newcastle (por 0-2), Brighton (por 1-3), Crystal Palace (por 0-2), Wolverhampton (por 0-1), West Ham (por 0-2), Arsenal (por 0-1) e, mais recentemente, a 24 de novembro, Everton (por 0-1).
As contas do Manchester United na Premier League
Sem direito a competições europeias, e prematuramente afastado da Taça da Liga (logo na segunda eliminatória, no desempate por grandes penalidades, pelo Grimsby Town, formação que alinha na League Two, o quarto escalão do futebol inglês), o Manchester United tem-se vindo a dedicar, exclusivamente, à Premier League.
Neste momento, a equipa orientada pelo treinador português Ruben Amorim mora no sétimo lugar, com 21 pontos, tantos quanto o Everton (que, na véspera, foi ao Vitality Stadium, em Londres, derrotar o Bournemouth, por 0-1, graças a um golo de Jack Grealish) e Liverpool (que irá receber o Sunderland, pelas 20h15 desta quarta-feira).
Neste momento, os red devils estão a apenas um ponto de distância do Brighton, que mora no quinto lugar, o último que dá acesso às provas organizadas pela UEFA, na próxima temporada. Acesso esse que foi apontado como um dos principais objetivos a alcançar, pelos responsáveis do clube.
Até ao final do ano civil de 2025, a histórica formação inglesa tem, ainda, encontros agendados com Wolverhampton (na segunda-feira, no Molineux Stadium), Bournemouth (a 15 de dezembro, em Old Trafford), Aston Villa (a 21 de dezembro, no Villa Park), Newcastle (a 26 de dezembro, em Old Trafford) e, uma vez mais, Wolverhampton (a 30 de dezembro, desta feita, em Old Trafford).
