Contabilizados os 325 jogos, entre I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e Regional de Lisboa, as 'águias' somam 139 vitórias, contra 116 dos 'leões', num duelo com 70 empates.
Os 'encarnados' lideram igualmente nos golos, por quase meia centena (545 contra 496), sendo que, individualmente, o 'leão' Fernando Peyroteo comanda destacado, com 48 tentos, contra os 27 da 'águia' Eusébio da Silva Ferreira.
A vantagem do Benfica é substancial, mas, na terceira década do século XXI (desde 2020/21), está por cima o Sporting, com mais três vitórias (sete contra quatro) e mais quatro golos marcados (26 contra 22), contando-se ainda quatro empates, num total de 16 jogos.
Os números 'escondem', porém, muitas histórias, com os últimos três empates, todos com desfechos diferentes.
A fechar o campeonato de 2024/25, mais precisamente à 33.ª jornada, de 34, o Sporting garantiu, praticamente, o cetro com um empate 1-1 na Luz, num jogo para o qual as duas equipas partiram como possibilidades de selar o cetro.
Em 10 de maio, Os 'leões' não conseguiram o triunfo, mas saíram da Luz na liderança e selaram o título na derradeira ronda. Francisco Trincão adiantou os 'leões', logo aos quatro minutos, e o turco Kerem Aktürkoglu empatou, aos 63.
Volvidos 15 dias, as equipas reencontraram-se no Jamor, na final da Taça de Portugal, e o Benfica saiu desta vez na frente, graças a um tento do turco Orkun Kökçü, aos 47 minutos.
Os 'encarnados' ainda lideravam nos descontos, fase em que, aos 90+5 minutos, aconteceu a jogada que marcou o jogo: Matheus Reis pisou a cabeça de Belotti e, para espanto geral, a equipa de arbitragem, VAR incluído, nada assinalou, num lance de claro vermelho para o defesa 'leonino'.
Depois, o Sporting empatou, num penálti de Gyökeres, já aos 90+11 minutos, e chegou ao triunfo (3-1) no prolongamento, com tentos de Harder e Trincão, mas para a história perdurará para sempre aquele lance, que o VAR não poderia ter ignorado.
O Benfica fechou a época passada com essa 'dolorosa' derrota, mas 'vingou-se' no início da presente temporada, ao bater os 'leões' por 1-0 na Supertaça Cândido de Oliveira, disputada em 31 de julho, no Estádio do Algarve.
Um golo de Pavlidis, aos 50 minutos, foi suficiente para os 'encarnados' arrebatarem o troféu.
Com este triunfo, os 'encarnados' igualaram o histórico na Supertaça (três vitórias para cada lado), sendo que, em termos de campeonato, lideram com grande vantagem, com mais 32 triunfos (83 contra 51).
Os 'encarnados' também mandam na Taça da Liga (duas vitórias contra uma), enquanto os 'leões' estão melhor na Taça de Portugal (21/16) e nos extintos Campeonato de Portugal (3/2) e Regional de Lisboa (37/33).
A história do dérbi começou com dois triunfos dos 'leões', o primeiro em 01 de dezembro de 1907, por 2-1, face ao ainda Sport Lisboa, no Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, onde, segundo as crónicas da altura, os jogadores 'verde e brancos' fugiram da chuva e só voltaram obrigados pelo árbitro.
Apesar desse desaire, os 'encarnados' ganharam (4-2) o conjunto dos poucos jogos (seis) realizados na primeira década do século XX, assumindo uma superioridade ainda maior na segunda, com 13 triunfos, contra apenas cinco dos 'leões'.
As 'águias' chegaram a ter mais 10 vitórias, só que o Sporting respondeu: foi melhor nas quatro décadas seguintes e no final da temporada 1949/50 já tinha dado a volta ao histórico - 56 triunfos, contra 54 do Benfica.
O melhor período do Sporting foi a década de 40, com mais de 50% de vitórias (21, em 40) e 101 golos - recorde em qualquer década -, em pleno reinado dos 'cinco violinos' (Peyroteo, Vasques, Albano, Travaços e Jesus Correia).
Depois, o clube da Luz passou a dominar por completo e reinou nas quatro décadas seguintes, sobretudo na de 70, ainda com o 'Pantera Negra' Eusébio da Silva Ferreira a ditar leis: 15 triunfos em 27 jogos (55,6%).
Os 'leões' equilibraram na primeira década do século XXI (oito triunfos para cada lado e outros tantos empates), mas, na segunda, o Benfica foi implacável, com 15 vitórias, contra apenas cinco, e 43 golos marcados, contra 24, sendo que, para já, o Sporting lidera na terceira.
Benfica e Sporting defrontam-se na sexta-feira, pelas 20:15, no Estádio da Luz, em Lisboa, para a 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
