Vitinha assinou, na noite de terça-feira, mais uma exibição memorável ao serviço do PSG, completando um hattrick diante do Tottenham (5-3), em plena 5.ª ronda da Liga dos Campeões. Com golos aos 45, 53 e 76 minutos, o último deles através de uma grande penalidade depois de dois remates estupendos, o internacional português voltou a estar nas bocas do mundo e até o treinador adversário reclamou... uma Bola de Ouro.
"Jogámos contra uma equipa muito boa, que tem o atual Bola de Ouro [Dembélé] e penso que a próxima vai para o médio, o Vitinha. Uau, que jogador", atirou Thomas Frank, técnico do Tottenham, em conferência de imprensa.
Na mesma sala, também Luis Enrique, treinador do PSG, não poupou nos elogios ao seu pupilo, destacando a forma como reagiu ao facto de ter ficado ligado ao terceiro golo do Tottenham.
"O Vitinha foi sensacional hoje. Excepcional, como sempre, diria. O melhor foi quando ele falhou [perdeu a posse de bola, o que levou ao terceiro golo do Tottenham] e depois partiu para o terceiro golo", destacou o treinador espanhol, que protagonizou uma conversa animada com Vitinha assim que soou o apito final no Parque dos Príncipes.
O que disse Vitinha?
Vitinha não escondeu ter vivido uma "noite especial" até porque pela primeira vez na carreira conseguiu completar um hattrick, e também não deixou de destacar o papel de Luis Enrique na sua evoluação.
"Acho que foi a primeira vez que marquei dois golos num jogo da minha carreira. É definitivamente especial. Estou feliz e satisfeito, não tanto individualmente, mas principalmente por esta importante vitória", começou por dizer Vitinha, na zona mista, citado pelo Footmercato, prosseguindo.
"Para ser sincero, nunca pensei que conseguiria fazer um hattrick. Acho que é importante acreditar que a bola vai entrar. Tive sorte. Estou muito feliz por ter feito isto. É a primeira vez na minha carreira. Tenho consciência de que dei um passo em frente. O primeiro ano com Luis Enrique ajudou-me muito. Estava bem individualmente e o meu desafio agora é manter esse nível de competitividade. Não é fácil", explicou o internacional luso.
Imprensa também rendida
A exibição "brilhante" de Vitinha também merece nota de destaque na imprensa francesa que foi unânime ao atribuir-lhe o estatuto de melhor em campo, tal como a UEFA decidiu.
Tanto o Footmercato como o L'Équipe e o Le Parisien atribuíram a nota 9, numa escala de 0 a 10, ao médio formado no FC Porto, sendo apenas o tal lance em que originou o terceiro golo do Tottenham a única explicação para não conseguir obter a nota máxima.
"O maestro do meio-campo! Depois de ter feito uma assistência brilhante para Zaïre-Emery (20.º minuto), o número 17 colocou o Paris de volta ao jogo e foi ainda melhor ao marcar seu primeiro hattrick da carreira. A perda da posse de bola que resultou no terceiro golo do Tottenham foi perdoada. Certamente mereceu aqueles aplausos dos adeptos no Parque dos Príncipes quando foi substituído por Zabarnyi", pode ler-se na avaliação feita pelo Le Parisien.
Ovação estrondosa
O momento final no Parque dos Príncipes foi de facto arrepiante com os adeptos a entoarem o nome de Vitinha no momento em que foi substituído já no período de descontos
"Vitinha, Vitinha, Vitinha", ouviu-se em uníssono. O melhor desfecho para uma noite épica do internacional português de 25 anos.
