Francesco Farioli pretende manter-se no comando técnico do FC Porto, ainda que o sucesso alcançado durante a temporada desportiva de 2025/26, que culminou na conquista do título de campeão nacional, o tenha vindo a colocar sob o olhar de alguns dos maiores clubes do futebol europeu.
Nicolò Schira, jornalista italiano especializado em questões relacionadas com o mercado de transferências, adianta, esta terça-feira, que o compatriota não tem qualquer intenção de 'mudar de ares', ainda que, ao longo das últimas semanas, tenha recebido "algumas abordagens importantes" por parte do Chelsea e de outro emblema da Premier League, que fica por identificar.
A mesma fonte acrescenta que "não houve conversas com clubes da Serie A, apesar de vários rumores que surgiram, esta semana". Além disso, o presidente dos dragões, André Villas-Boas, considera o treinador de 37 anos de idade "um fator-chave" do projeto desportivo que delineou, pelo que o 'casamento' é mesmo para continuar.
Francesco Farioli, recorde-se, chegou ao FC Porto no passado verão, na sequência de uma época para esquecer... de ambas as partes. O timoneiro, porque deixou escapar o título de campeão dos Países Baixos, quando o 'seu' Ajax chegou a ter nove pontos de vantagem sobre o PSV, e o clube, porque não conquistou qualquer troféu.
O antigo guarda-redes não demorou a 'fazer esquecer' o antecessor, o argentino Martín Anselmi, de tal maneira que a estrutura azul e branca lhe renovou o contrato, menos de meio ano depois, até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão adaptada a períodos específicos de cada campanha.
Isto é, durante as janelas do defeso, o investimento necessário para o 'resgatar' do Estádio do Dragão é de 20 milhões de euros. Durante o resto do ano, essa fasquia baixa para os 15 milhões de euros, ou seja, o mesmo valor que constava na dita cláusula de rescisão, antes do prolongar do vínculo entre ambas as partes.
O que falta jogar ao FC Porto?
O FC Porto, recorde-se, selou matematicamente a conquista do título de campeão nacional no passado fim de semana, ao levar de vencida o Alverca, por 1-0, graças a um golo 'solitário' da autoria do internacional polaco Jan Bednarek, que permitiu colocar um ponto final num 'jejum' que durava já desde o passado ano de 2022.
Os azuis e brancos somam, neste momento, 85 pontos, mais nove do que a dupla de segundos classificados composta por Benfica e Sporting, quando restam apenas duas jornadas (isto é, seis pontos) por disputar, pelo que os jogos com AVS (na Vila das Aves) e Santa Clara (no Estádio do Dragão) de pouco mais servirão do que para cumprir calendário.
Os homens de Francesco Farioli acabaram por não ser tão felizes nas restantes frentes em que estavam inseridos. Na Taça da Liga, ficaram-se pelos quartos de final, onde foram eliminados pelo Vitória SC (que viria a sagrar-se campeão de inverno), e, na Taça de Portugal, 'tombaram' perante o Sporting, nas 'meias'.
Na Liga Europa, a caminhada chegou ao fim também nos quartos de final, onde foi derrotado pelo Nottingham Forest, equipa orientada pelo treinador português Vítor Pereira, por um resultado de 1-2, no conjunto das duas mãos.
