O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tornou público, no decorrer da tarde desta quinta-feira, o mapa de castigo relativo à vigésima quarta jornada da I Liga. Além de FC Porto, Sporting e Benfica, outros clubes do escalão máximo do futebol português não passaram no crivo avaliador deste organismo federativo.
A maioria das multas diz respeito ao comportamento incorreto do público e/ou atrasos dos jogadores, mas houve um clube multado por causa... de canábis.
Foi do Ribatejo que chegou esta multa insólita. Do jogo entre o Alverca e o Santa Clara resultou uma multa de 765 euros para os ribatejanos, não só por insultos dos adeptos a Bruno Vicintin, dono do clube açoriano, e ao avançado Gonçalo Paciência, mas também porque o delegado do emblema insular reportou um "forte cheio a canábis" vindo da bancada atrás do banco de suplentes da formação visitante.
"Ao minuto 37, os adeptos presentes na bancada poente, setor A7, ocupada exclusivamente por adeptos da equipa visitada, FC Alverca, identificados pelas suas vestes, camisolas, e cânticos, fora da ZCEAP, entoaram em uníssono e repetidamente o seguinte cântico: 'Oh Vicintin, vai para o c******!' Ao minuto 93, os adeptos presentes na bancada poente, setor A7, ocupada exclusivamente por adeptos da equipa visitada, FC Alverca, identificados pelas suas vestes, camisolas, e cânticos, fora da ZCEAP, entoaram em uníssono e repetidamente o seguinte cântico: 'Oh Paciência vai para o c******!'", lê-se no mapa de castigos
O Delegado da equipa visitante, o Santa Clara, Rafael Andrade, reportou que durante todo o jogo se fez sentir um forte cheiro a cannabis, no banco de suplentes da sua equipa, oriundo da bancada poente, Setor A7, ocupada exclusivamente por adeptos da equipa visitada, FC Alverca, identificados pelas suas vestes, camisolas, e cânticos, fora da ZCEAP, provocando desconforto a todos os elementos lá presentes", prossegue o documento.
Jogador do Santa Clara castigado por duplo pirete
Vinicius Lopes, avançado do Santa Clara, foi suspenso por um jogo na sequência do encontro do último domingo frente ao Tondela.
A sanção foi aplicada pelo facto do jogador brasileiro gesticular duas vezes "com o dedo médio levantado (pirete) na direção" dos adeptos do Tondela. Os gestos aconteceram após este ser substituído, ao minuto 65, sendo que o jogador foi também multado em 408 euros, falhando a recepção ao Vitória SC.
Nesta mesma partida os tondelenses foram multados em 780 euros por atraso para o jogo e em 383 euros por mau comportamento dos adeptos. "Vinícius, vai pró c******!", "Filho da p***, tu és um filho da p***, filho da p***, tu és um filho da p***" e "vão para o c******", entoaram os adeptos dos beirões.
Dirigente do Rio Ave com coima por palavras dirigidas aos árbitros
Matteo Tognozzi, diretor-desportivo do Rio Ave, foi multado por dirigir palavras, "algumas não perceptíveis", à equipa de arbitragem, em zona não autorizada (no corredor de acesso ao seu balneário), após o jogo com o Famalicão.
O delegado da Liga terá avisado o dirigente vilacondense que não podia estar ali, com este a reagir "em voz alta e a esbracejar", afirmando "eu é que mando aqui".
