Dois jogos, duas vitórias. Leonardo Jardim está a assinar um arranque de 'aventura' imaculada, no comando técnico do Flamengo, e, depois da conquista do Campeonato Carioca (vitória sobre o Fluminense, no desempate por grandes penalidades), levou, na madrugada de quarta para quinta-feira, a melhor sobre o Cruzeiro, no Maracanã, por 2-0.
A partida 'cabeça de cartaz' da quinta jornada do Brasileirão começou da melhor maneira possível para a equipa orientada pelo treinador português, que se adiantou no marcador logo à passagem do quinto minuto, na sequência de um remate certeiro da autoria de Pedro. A 'machadada final' acabaria por surgir apenas oito minutos depois dos 90, pelos pés de Jorge Carrascal.
O segundo golo teve, de resto, 'mão' do próprio madeirense, visto que lançou do banco de suplentes, não só o autor do golo (para o lugar de Lucas Paquetá, aos 73 minutos), como também o responsável pela assistência, Samuel Lino, antigo jogador do Gil Vicente (que rendeu Everton, ex-Benfica, aos 65 minutos).
O Flamengo vira, agora, todas as atenções para o tão aguardado dérbi carioca, ante o Botafogo, que tem apito inicial agendado para as 23h30 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado, no Engenhão. O Cruzeiro, por seu lado, vai regressar ao Mineirão para medir forças com o Vasco da Gama, à mesma hora de domingo.
Noite de insultos para Leonardo Jardim
Como era já de esperar, Leonardo Jardim foi recebido de maneira hostil por parte dos adeptos do Cruzeiro, clube que orientou, no passado ano de 2025, e que acabou por abandonar, alegando motivos relacionados com a saúde mental, regressando ao ativo, meros três meses depois, para suceder a Filipe Luís, no leme do Flamengo.
O treinador português foi brindado com vários cânticos ofensivos (entre eles, "Jardim, vai tomar no c*"), mas não foi o único. Do outro lado da 'barricada', a massa associativa da formação carioca chamou, por várias vezes "mercenário" a Gerson, visto que este já passou pelo Maracanã em duas ocasiões distintas da carreira.
Ainda assim, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, o madeirense adotou uma postura diplomática: "Tenho boas amizades e relações, lá. Ajudamos a colocar estes atletas num certo nível, quando estavam um pouco perdidos, e, por isso, tenho proximidade com alguns. Antes do jogo, o presidente esteve na minha cabine, para bater um papo".
"Foi bom, mas dentro de campo é outra coisa. Dentro de campo, eu sou 200% Flamengo, e o objetivo é ser o mais competitivo possível, tentar atacar da melhor forma, defender e ganhar o jogo. É claro que as relações não se apagam, como aconteceu em todos os clubes por que passei", acrescentou, citado pelo portal brasileiro Globoesporte.
Os resultados (e as contas) do Brasileirão
Até ao momento, na quinta jornada do Brasileirão, registaram-se, ainda, triunfos de Atlético Mineiro (sobre o Internacional, por 1-0) e Coritiba (sobre o Corinthians, por 0-2), assim como empates entre Mirassol e Santos (a duas bolas), e entre Bahia e Vitória (a uma bola). No entanto, a ação não irá ficar por aqui.
Ainda esta quinta-feira, irão disputar-se o Remo-Fluminense (às 22h00), o Vasco da Gama-Palmeiras (às 22h30) e o São Paulo-Chapecoense (às 23h00). Na sexta-feira, haverá lugar a um Grêmio-Bragantino (às 00h30), sendo que a ronda só terminará no próximo dia 29 de março, com o Athletico Paranaense-Botafogo (às 22h30).
Feitas as contas, com este conjunto de resultados, o Flamengo passa a somar sete pontos e ascende, provisoriamente, à quarta posição, em igualdade com Coritiba, Fluminense, Athletico Paranaense, Corinthians e Bragantino. À sua frente, estão Palmeiras, São Paulo (ambos com dez pontos) e Bahia (com oito pontos).
