Lindsey Vonn quebrou o silêncio na noite de segunda-feira, após ter sofrido uma arrepiante queda em plena prova de downhill, nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina, registada na manhã de domingo. Através de uma publicação nas redes sociais, a esquiadora norte-americana de 41 anos confirmou que teve de ser operada, mas esclareceu que a queda não foi causada pela lesão anterior, dizendo ainda não estar arrependida de ter competido apesar de ter uma rotura do ligamento cruzado anterior e uma lesão no menisco.
"Ontem o meu sonho olímpico não terminou da forma como eu sonhava. Não foi o final de um conto de fadas nem uma história perfeita. Foi simplesmente a vida a acontecer. Ousei sonhar e trabalhei arduamente para o alcançar. No downhill, a diferença entre uma linha estratégica e uma lesão catastrófica pode ser de apenas cinco centímetros", começou por escrever Vonn.
"Estava simplesmente cinco centímetros demasiado por dentro na minha trajetória quando o meu braço direito ficou preso no portão, rodando o meu corpo e provocando a queda. O meu ligamento cruzado anterior e lesões passadas não tiveram absolutamente nada a ver com o acidente. Infelizmente, sofri uma fratura complexa da tíbia que, neste momento, está estável, mas que vai exigir várias cirurgias para ficar devidamente curada", explicou, antes de frisar que a prática de desportos de inverno acarreta sempre muitos riscos.
"Embora o dia de ontem não tenha terminado como eu esperava, e apesar da dor física intensa que me causou, não tenho quaisquer arrependimentos. Ter estado na zona de partida foi uma sensação incrível que jamais esquecerei. Saber que ali estava, com uma verdadeira possibilidade de vencer, foi por si só uma vitória. E eu sempre soube que competir envolvia risco. Sempre envolveu e sempre será um desporto incrivelmente perigoso", sublinhou.
Por fim, Lindsey Vonn deixou, ainda, um apelo a todos aqueles que acompanharam a sua carreira ao longo dos últimos anos, reforçando a importância de arriscar na vida.
"Tal como no esqui, também na vida corremos riscos. Sonhamos. Amamos. Saltamos. E, por vezes, caímos. Às vezes o nosso coração fica partido. Às vezes não alcançamos os sonhos que sabemos que poderíamos alcançar. Mas essa é também a beleza da vida: podemos tentar. Eu tentei. Eu sonhei. Eu saltei. Espero que, se retirarem algo da minha jornada, seja a coragem de ousar em grande. A vida é demasiado curta para não arriscarmos. Porque o único verdadeiro fracasso na vida é não tentar. Eu acredito em vocês, tal como vocês acreditaram em mim", rematou a esquiadora norte-americana de 41 anos.
Gritos de dor marcaram domingo
A medalhista olímpica saltou para a pista na manhã de domingo, gerando enorme expectativa na audiência presente. No entanto, ao fim de 13 segundos, Vonn protagonizou uma aparatosa queda e ficou estendida na neve, a gritar de dor.
O entusiasmo de quem assistia rapidamente deu lugar ao silêncio absoluto, ao mesmo tempo que a equipa médica dos Jogos Olímpicos socorria a norte-americana e procedia à sua retirada de pista através do transporte de helicóptero.
Recorde-se que Lindsey Vonn tinha como grande objetivo conquistar a quarta medalha olímpica, depois de ter conquistado a primeira há precisamente 16 anos, interrompendo uma ausência prolongada entre 2019 e 2024.
