António Nobre vai ser o árbitro do Benfica-Sporting, jogo de cartaz da 13.ª jornada da I Liga. Será o primeiro dérbi da carreira do jovem juiz internacional, de 37 anos, da Associação de Futebol de Leiria.
Na presente época, já apitou dois jogos dos leões: A vitória (2-1) em Famalicão, na quinta jornada, — onde pecou ao não expulsar Gonçalo Inácio — e triunfo (2-0) caseiro sobre o Alverca na 10.ª ronda.
O registo dita que António Nobre tem sido um árbitro 'talismã' para o emblema de Alvalade. Em 18 jogos, o Sporting somou 17 vitórias e apenas uma derrota, que ocorreu na época passada, aquando da visita ao terreno do Moreirense (1-2).
Com o Benfica, António Nobre esteve em 12 jogos, com 8 vitórias das águias, acrescido de dois empates e dois derrotas. Recentemente, o clube da Luz não guardou as melhores memórias. Na época passada, a igualdade (2-2) com o Arouca no Estádio da Luz, para a 29.ª ronda da I Liga, ficou marcado por um lance, que motivou sérios protestos dos dirigentes encarnados.
Com os locais em vantagem (1-0), o Arouca beneficiou de uma grande penalidade, aos 67', cometida por Otamendi, que rasteirou, com a cabeça, Jason. O VAR Luís Godinho teve dúvidas e aconselhou António Nobre a rever as imagens, mas este manteve a decisão. A valente 'escorregadela' do Benfica acabou por abrir uma janela de esperança para o Sporting, que festejou o bicampeonato 70 anos depois.
Ainda na época passada, António Nobre apitou o Benfica-Estoril, da 15.ª jornada (3-0), no qual assinalou um penálti aos 50 minutos por alegada falta de Tomás Araújo sobre Fabrício. A decisão acabou revertida após consulta ao VAR. Na 19.ª jornada, voltou a ganhar protagonismo na derrota do Benfica frente ao Casa Pia (1-3), em Rio Maior. O árbitro assinalou um penálti num lance entre Otamendi e Nuno Moreira aos 37 minutos, com o resultado em 1-1. Após análise do VAR, o penálti foi revertido e transformado em livre por falta fora da área.
Com todas estas incidências. não foi acaso alguma preocupação do clube da Luz com esta nomeação, assim avançou imprensa nacional.
O Benfica-Sporting está agendado para esta sexta-feira, a partir das 20h15 (horário de Portugal Continental). As águias, terceiras, estão atrás do eterno rival, segundo, na tabela classificativa e, por isso, uma vitória será de máxima necessidade na luta pelo título nacional.
No início da presente temporada, os encarnados já sorriram diante dos leões, com a vitória, por 1-0, na Supertaça Cândido de Oliveira, disputada em 31 de julho, no Estádio do Algarve. Um golo de Pavlidis, aos 50 minutos, foi suficiente para levantar o troféu.
Contabilizados os 325 jogos, entre I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e Regional de Lisboa, o Benfica somou 139 vitórias, contra 116 dos Sporting, num duelo com 70 empates.
