Benfica Volta a Acreditar na Champions: Todas as Contas para a Continuidade Após Vitória Épica no Ajax

0




O autêntico 'duelo de aflitos' que teve lugar na Johan Cruyff Arena valeu, esta terça-feira, ao Benfica aqueles que foram os três primeiros pontos na fase de liga da temporada de 2025/26 da Liga dos Campeões, fruto do triunfo conquistado sobre o Ajax, por 0-2, à 'boleia dos golos assinados por Samuel Dahl e Leandro Barreiro, aos 6 e 90 minutos, respetivamente.

Os encarnados ascendem, desta maneira, provisoriamente, ao 29.º lugar da classificação geral, em igualdade com o Slavia Praga, que não foi capaz de ir além de um empate sem golos, perante o Athletic Bilbao, na Fortuna Arena. Neste momento, a 24.ª posição (a última que dá acesso aos playoffs de apuramento para os oitavos de final) pertence ao AS Monaco, e está a apenas dois pontos de distância.

Será que, ao cabo de cinco jornadas, os homens de José Mourinho ainda vão a tempo de 'sonhar' com a continuidade naquela que é a maior competição de clubes do futebol europeu? O passado diz-nos que será, pelo menos... complicado. Pelo menos, tendo em conta a única amostra existente nestes moldes.

Na passada época, o Club Brugge (que, ainda esta quarta-feira, irá medir forças com o Sporting, no Estádio José Alvalade, a partir das 20h00, hora de Portugal Continental) agarrou o último 'bilhete' para os playoffs com 11 pontos. Ora, neste momento, o Benfica poderá, no melhor dos cenários, chegar aos 12 pontos.

Para tal, os homens de José Mourinho terão de levar de vencida Napoli (a 10 de dezembro, no Estádio da Luz), Juventus (a 21 de janeiro, no Juventus Stadium) e Real Madrid (a 28 de janeiro, no Estádio da Luz). Uma tarefa hercúlea, particularmente, tendo em conta o poderio dos adversários que terão pela frente.

Supercomputador da Opta 'torce o nariz'

O supercomputador da Opta, empresa especializada na análise de dados desportivos, 'avisa', no entanto, desde já, que as perspectivas estão longe de ser as melhores, uma vez que prevê que o Benfica não consiga ir além de um 30.º lugar, o que significa que ficaria, automaticamente, afastado daquilo que resta da Liga dos Campeões.

As hipóteses do clube da Luz para chegar aos playoffs são de 20,48%, e as de alcançar os oitavos de final (o que o obrigaria a 'apanhar' o Newcastle, o atual oitavo classificado, com nove pontos) são de meros 9,10%. Em 2024/25, o último emblema a lá chegar diretamente foi o Aston Villa, com 16 pontos, uma meta já impossível, do ponto de vista matemático.

A probabilidade de os encarnados marcarem presença nos quartos de final são, para já, de 2,41%. As 'meias' surgem com 0,72%, e a final com 0,12%. Já uma eventual conquista da prova milionária, tem as chances fixadas em... 0,03%.

José Mourinho já faz as contas

Na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final para o Ajax-Benfica, José Mourinho 'sacou da calculadora', e concluiu: "Se imaginássemos os três pontos com o Qarabag, com os três pontos de hoje seriam seis. Faltavam-nos três pontos em três jogos, e a nossa situação seria fantástica. Com aquela derrota logo na entrada, depois não conseguimos fazer pontos nos outros jogos… A situação era de limite".

"Eu acho que não precisamos de ganhar os três jogos e que não precisamos de 12 pontos, acho que precisamos de nove ou dez pontos. É difícil, mas estamos vivos. A equipa não foi perfeita, mas esteve bem", rematou.

Enviar um comentário

0 Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!