Um jovem jogador de futebol foi retirado em estado crítico do Rio Ródano, nas imediações da cidade de Lyon, e encontra-se, neste momento, em morte cerebral, de acordo com informações adiantadas, ao início da manhã desta terça-feira, pela estação televisiva francesa BMF (Business FM).
A publicação cita fontes policiais, que não revelam ao certo qual a identidade do futebolista, limitando-se apenas a referir que tem contrato válido com a Ligue 2, o segundo escalão do futebol do país e que está em morte cerebral. Mais tarde, foi tornado público que se trata de Kenzo Kies, jovem promessa do Guingamp.
Tudo terá acontecido durante a noite de segunda-feira, quando o indivíduo em causa, de 21 anos de idade, deu um mergulho numa zona que estava vedada a banhos, entre Villeurbanne e Caluire-et-Cuire, na companhia de três amigos, para se refrescar, numa altura em que os termómetros registavam uma temperatura de 38º C.
Os quatro jovens acabaram por debater-se com a força da corrente, pelo que os bombeiros foram chamados ao local. Três deles foram retirados da água com ferimentos ligeiros, ao passo que o quarto, o já referido futebolista, estaria já inconsciente, pelo que foi transportado de emergência para uma unidade hospitalar.
Pelo menos 40 pessoas afogadas em França desde o início da onda de calor
Este incidente surge na sequência da onda de calor que se tem vindo a sentir, em França, desde a passada sexta-feira, dia 18 de junho. Já esta terça-feira, o primeiro-ministro do país, Sebastien Lecornu, lamentou o "flagelo", e revelou que, pelo menos, 40 pessoas já morreram afogadas, em episódios decorrentes do mesmo.
O serviço meteorológico Meteo France, por seu lado, estimam que as temperaturas se venham a manter na ordem dos 40º C, pelo menos, até ao fim de semana, o que levou à emissão de um aviso vermelho: "São esperadas novas temperaturas recorde, incluindo algumas que podem superar todos os recordes anteriores, independentemente da época do ano".
"A onda de calor é excecionalmente intensa, chegando muito cedo no verão, mas com uma duração ainda incerta", acrescentou. Este fenómeno está, de resto, a ser comparado à onda de calor registada em agosto de 2003, quando as temperaturas mais elevadas em mais de meio século causaram cerca de 15 mil mortes, muitas delas de idosos em apartamentos e lares de idosos sem ar condicionado.
Itália também em alerta vermelho
Tal como França, também Itália emitiu avisos vermelhos em várias cidades, pelo mesmo motivo. Esta é, de resto, já a segunda onde de calor que está a atingir a Europa em menos de um mês, que teve como resultado temperaturas que ascenderam aos 42º C, e que obrigou à tomada de medidas, entre elas, o encerramento de escolas.
O Ministério de Saúde transalpino colocou em nível de alerta máximo um total de 15 cidades, entre elas, Roma e Milão. As autoridades recomendam que, durante os próximos dias, a população opte por refeições ligeiras, por frequentar ambientes fechados durante as horas mais quentes e por refrescar-se com água fria.
