O mercado de transferências de verão só abre dentro de, sensivelmente, mês e meio, mas o Sporting não perde pela demora e já tem aberto uma série de dossiês, começando, desde logo, pelo de Rodrigo Zalazar, que está mais perto do que nunca de tornar-se no primeiro reforço para a próxima temporada desportiva de 2026/27.
Tal como foi noticiado pelo Desporto ao Minuto, o internacional uruguaio realizou, na quarta-feira, os tradicionais exames médicos e conheceu, inclusive, os 'cantos à casa', na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, pelo que o próximo passo será assinar um contrato que o ligará ao novo clube até junho de 2031.
O Sporting de Braga irá, ao que tudo indica, encaixar qualquer coisa como 30 milhões de euros com o passe do jogador de 26 anos de idade. Em sentido inverso, Diogo Travassos (que se encontra emprestado ao Moreirense) seguirá para o Estádio Municipal de Braga, a troco de 5,5 milhões de euros.
No entanto, de acordo com a edição desta quinta-feira do jornal O Jogo, a direção liderada por Frederico Varandas não tem qualquer intenção de ficar-se por aqui, e tem vários outros nomes em carteira, como é o caso de Ibrahima Ba, senegalês que tem vindo a dar nas vistas, ao serviço do Famalicão.
Os leões já sabem, de resto, que terão de desembolsar uma verba na ordem dos 20 milhões de euros para convencerem os minhotos a abrirem mão do defesa-central, numa operação que, no entanto, só ganhará tração caso se venha a confirmar a saída do companheiro de posição, Ousmane Diomande.
Na órbita verde e branca encontra-se, ainda, Gabriel Silva, figura de proa do Santa Clara, que soma dez golos e uma assistência ao cabo dos 36 jogos que disputou, esta época. Já houve contactos no sentido de o vir a 'resgatar' para o Estádio José Alvalade, mas, para já, não passou disso mesmo.
Sergi Altimira complica-se
Bem mais complicado encontra-se o caso de Sergi Altimira, jogador cujas caraterísticas agradam de sobremaneira ao Sporting, com vista a um verão que causará uma autêntica 'revolução' no meio-campo, sobretudo, com as potenciais saídas de Hidemasa Morita (em final de contrato) e Morten Hjulmand (altamente cobiçado).
A mesma publicação acrescenta que, nos últimos dias, os leões fizeram chegar ao Real Betis uma proposta concreta tendo em vista a aquisição do jogador de 24 anos de idade, próxima dos 14 milhões de euros, que terá sido prontamente rejeitada, visto não refletir o valor de mercado que o clube lhe atribuiu.
Acabado de garantir o apuramento para a Liga dos Campeões pela primeira vez em mais de 20 anos, o emblema andaluz terá feito saber que só admite abrir mão do médio por, pelo menos, 25 milhões de euros, até porque não lhe faltam outros interessados, como é o caso dos alemães do Leipzig.
Um sério contratempo para a estrutura verde e branca, que promete, ainda assim, não desistir da contratação de um jogador que considera ter as valências necessárias para encaixar 'que nem uma luva' no plantel às ordens de Rui Borges.
