O FC Porto deu, esta quinta-feira, um passo importante no sentido do apuramento para os quartos de final da Liga Europa, ao sair do duelo da primeira mão dos 'oitavos', disputado na MHPArena, com um triunfo sobre o Estugarda, por 1-2, graças aos golos de Terem Moffi e Rodrigo Mora, que mereceram 'resposta' por parte de Deniz Undav.
Na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, o treinador da formação azul e branca, Francesco Farioli, assumiu que gosto daquilo que viu por parte dos seus jogadores, ainda que não tenha escondido que gostava de partir para o jogo do Estádio do Dragão (que está agendado para as 20h00, hora de Portugal Continental, da próxima quinta-feira) com mais golos na 'bagageira'.
"A intensidade foi uma das chaves para jogar contra uma equipa deste nível, em termos físicos e de organização. Diz muito do que fizemos. A intensidade foi uma chave, não a única, e estamos contentes pela exibição. No fim da primeira parte, podíamos ter feito mais e melhor, mas o resultado é bom, dá-nos uma certa vantagem para a segunda mão. É importante, contra uma equipa que, em casa só perdeu contra Bayern Munique e Celtic. É muito difícil jogar aqui", começou por afirmar.
"Podíamos ter mais golos de diferença. É a primeira parte de dois jogos. Jogámos contra uma equipa de topo de uma das principais Ligas, treinados por um dos melhores treinadores nas provas europeias [Sebastian Hoeness]. Temos de estar cientes e preparar-nos bem para o segundo jogo, a abordagem deve ser semelhante, mas, agora, conhecemo-nos um pouco mais. Temos de nos preparar para diferentes estratégias e cenários", acrescentou.
"O Moreirense é o jogo mais importante da temporada"
O treinador italiano mostrou-se, ainda, agradado com a maneira como os dragões responderam ao facto de ter promovido uma série de alterações no onze inicial, dando mesmo utilização a alguns dos jogadores menos utilizados do plantel, como foi o caso de Zaidu Sanusi (que assistiu) e Terem Moffi (que marcou).
"Não há segredos no facto de que eu acredito que, acima de cada tática, o que é importante é a energia que colocamos em prática. Estar frescos, ter vontade e competir é a chave, mais do que o plano estratégico ou a tática. Acredito nos 23 seres humanos que fazem parte do grupo, é como sinto, como os quero orientar. Quero treinos competitivos, todos a bordo, mentalmente preparados para competir. Temos muitos jogos e queremos jogar todas as cartas no bolso, e, no final da temporada, veremos como será", sublinhou.
A terminar, fez questão de recentrar todas as atenções na I Liga: "O que importa é o próximo jogo, que é o Moreirense. Depois, falarei do Estugarda, e vamos passo a passo, a calcular o plano. Estamos a meio de março, em muitas provas. Vamos focar-nos no próximo jogo, ver os detalhes. Disse aos jogadores que é importante como vamos dormir, como recuperamos e como vamos treinar amanhã, porque, agora, o Moreirense é o jogo mais importante da temporada".
