Ex-Candidato Do FC Porto Rebenta: "Benfica Vê Sporting Ser Beneficiado E Fica Caladinho. É Estranho..."

0



Está de novo aberta a 'guerra' interna do futebol português e, desta feita, os protagonistas são o FC Porto e o Sporting. Depois de um Clássico que muito deu que falar pelo que aconteceu fora das quatro linhas, o clube azul e branco respondeu com uma nota oficial nesta manhã de terça-feira em resposta às acusações de que foi alvo por parte dos leões.


Em declarações prestadas em exclusivo ao Desporto ao MinutoJosé Fernando Rio não escondeu a sua indignação pela impunidade que se gerou em torno de Frederico Varandas, aplaudindo a forma como o FC Porto se expressou assertivamente nesta newsletter Dragões Diários.

"Acho que é um comunicado bastante assertivo e não anda muito longe da realidade. O que é verdade é que tudo é permitido ao Sporting e ao seu presidente, e o Sporting tem sido altamente beneficiado pela arbitragem desde a última metade da temporada passada", começou por dizer o ex-candidato à presidência do clube azul e branco.

"Todos nos lembramos também como é que o Sporting ganhou ao Santa Clara para o campeonato, com aquele canto escandalosamente não visto pela arbitragem, que era pontapé de baliza e não canto. Podia continuar aqui a dar vários exemplos de benefícios que o Sporting, que mantêm o Sporting na luta pelo título e mantêm o Sporting à frente do Benfica. A posição natural do Sporting neste momento seria o terceiro lugar", continuou o empresário.

Sobre a polémica e excessiva intervenção do VAR no jogo entre o Sporting e o Famalicão no passado domingo, a posição do antigo candidato à presidência do FC Porto é bem clara, guiando-se pelas matrizes da UEFA acerca do tema.

"Basta estarmos atentos ao que disse o responsável pela arbitragem a nível europeu, que o VAR funciona bem para evitar erros claros e objetivos. E não para andar com a lupa ou a ver em câmara superlenta faltas e faltinhas, porque senão arranja sempre qualquer coisa", adiantou.

"Não esqueçamos que o futebol é um jogo de contacto, permite o contacto. Só é preciso avaliar se esse contacto é faltoso ou não. E isso compete ao árbitro, com o jogo jogado, com a bola a correr. Portanto, se o árbitro entende que não é falta, não compete ao VAR, ir á lupa à procura de razões para anular o golo", frisou o portista.

"E neste caso o golo [frente ao Famalicão] foi mal anulado. Até porque o critério não é sequer o mesmo. Porque nós lembramo-nos que no jogo da primeira volta, no Nacional-Sporting, estava o Sporting já a jogar injustamente contra 10. O seu primeiro golo nasce também de uma falta cometida pelo Trincão sobre o jogador do Nacional, que o árbitro também não assinalou e que o VAR não foi também com a lupa à procura dessa falta", lembrou o jurista.

"O Sporting beneficia de golos iniciados em falta e depois beneficia também de golos anulados porque supostamente houve uma falta. Acho isto tudo muito escandaloso", afirmou José Fernando Rio.

Ainda assim, o empresário considera que a postura tomada pelo FC Porto só foi tornada pública devido ao facto de erros constantes beneficiarem sempre o mesmo emblema, falando num Sporting que é "levado ao colo", tal como a newsletter Dragões Diários desta terça-feira referenciou.

"Não se trata de ser a postura correta. O FC Porto, perante estes erros que beneficiam claramente o Sporting, tem de intervir. Claro que também tem de estar preocupado com a sua equipa, com os seus jogadores, com outros adversários, porque o Sporting não é o único adversário. Mas, de facto, os benefícios ao Sporting têm sido claros, têm sido óbvios e têm sido muitos", reiterou.

"O FC Porto obviamente está preocupado com isso. Até porque o FC Porto sente que os seus jogos são ganhos com mérito. O FC Porto até agora não ganhou um único jogo beneficiando de um erro da arbitragem. Bem pelo contrário. E vê o seu rival direto, neste caso, que é o que está mais perto, jornada após jornada, como dizem aqui na newsletter, a ser levado ao colo", acrescentou.

Esta newsletter termina a sua intervenção referindo que Jorge Nuno Pinto da Costa preparou o FC Porto para situações como a que se vive atualmente, mas José Fernando Rio recorda que a tal "Santa Aliança" entre Sporting e Benfica não é dos dias de hoje.

"Os mandatos de Jorge Nuno Pinto da Costa no FC Porto sempre foram marcados pelo combate aos poderes instalados de Lisboa. E daí que hoje em dia se fala da 'Santa Aliança', que significa que o sistema, por norma, beneficia o BenficaQuando o Benfica não está em condições de ser beneficiado, então que se leve o Sporting ao colo", garantiu o ex-candidato à liderança dos dragões.

"É contra isto que nós lutamos há décadas. E a verdade é que este ano se sente isso. Como o Benfica parece que não tem pernas para chegar mais longe, então que ganhe o Sporting, porque é melhor ganhar o Sporting do que ganhar o FC Porto", avaliou o jurista e comentador.

"O Benfica de facto vê o Sporting ser beneficiado e fica caladinhoNão é estranho um clube como o Benfica, que luta neste momento pelo segundo lugar e ainda tem aspirações ao título, ver o Sporting ser beneficiado desta forma e mantém-se em silêncio? Eu acho que isso não é nada credível para o Benfica", questionou.

"Aliás, o Benfica só não se mantém calado quando sente na própria pele esse prejuízo, como foi na final da Taça de Portugal do ano passado, em que o Sporting foi altamente beneficiado, o Benfica foi altamente prejudicado e aí sim o Benfica reclamou. Mas de resto o Benfica, por norma, não é sempre, mas por norma, mantém-se em silêncio", relembrou.

"Inimputabilidade" de Frederico Varandas continua a dar que falar

Face aos constantes processos e queixas de que Frederico Varandas se vê livre por ser absolvido pelos tribunais desportivos, José Fernando Rio diz não acreditar como é possível que o presidente do Sporting ainda não tenha sido castigado pelas palavras constantes de pressão à arbitragem em Portugal.

"O presidente do Sporting pressiona as arbitragens há muito tempo. O presidente do Sporting insultou Jorge Nuno Pinto da CostaInsulta os árbitros. Diz que o Benfica e o FC Porto dominaram a arbitragem durante 40 anos. Ou seja, os árbitros subjugaram-se ao poder do Benfica e do FC Porto durante estes 40 anos. Isto é um insulto à arbitragem. Isto é um insulto a Pedro Proença, que foi árbitro mesmo nesse período em que o Frederico Varandas se reporta", ripostou o comentador.

"O presidente do Sporting dispara para todos os lados e depois nada lhe acontece. É inimputável. Porque os tribunais não o castigam, a justiça desportiva também não o castiga. E ele cada vez se sente com mais força para continuar nesta política", apontou.

"Frederico Varandas até se deu ao descaramento de dizer que andou com o presidente da Federação a mapear a cor clubística dos funcionários da FPF. Ao que nós chegamos É um país sem lei? Isto não é uma democracia? Não é um Estado de direito? Pois então, que se atue em conformidade", rematou o jurista.

Acerca de uma possível mudança no paradigma da arbitragem e de um nivelar das balanças no campeonato português na luta pelo título, José Fernando Rio explica que apenas quer justiça e igualdade de critérios.

"O que eu quero é justiça e igualdade de critérios. Eu quero que as regras sejam aplicadas da mesma forma a todos os clubes. E não quero ver o Sporting com um benefício por parte das arbitragens, porque são erros sucessivos. Se houvesse justiça, se a lei tivesse sido bem aplicada, o Sporting já não estava na Taça de Portugal, já tinha sido eliminado há duas eliminatórias", disse o empresário.

"Se houvesse justiça no campeonato nacional, o Sporting já estava atrás do Benfica e muito mais longe do título. E portanto é preciso que os árbitros e o VAR tenham consciência de que têm que aplicar a lei e não aplicar aquilo que beneficia o Sporting", rematou.

Enviar um comentário

0 Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!