A Liga Portugal anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta quarta-feira, que Nélson Veríssimo foi o melhor treinador a atuar no segundo escalão do futebol português, no passado mês de dezembro, fruto do registo alcançado ao leme do Benfica B.
O técnico de 48 anos de idade vê, desta maneira, devidamente reconhecido aquele que foi um período de imbatibilidade por parte da equipa secundária dos encarnados, com três vitórias (sobre Oliveirense, por 2-0, Sporting B, por 1-0, e Académico de Viseu, por 1-2) e um empate (com o Marítimo, a uma bola), ao cabo de quatro jornadas disputadas.
O ribatejano arrecadou 21,48% dos votos dos timoneiros que disputam a II Liga, o que lhe permitiu terminar este sufrágio no topo, imediatamente à frente de Pedro Miguel (do Lusitânia de Lourosa) e de Miguel Moita (do Marítimo), que terminaram, cada um, com 16,30% das preferências dos companheiros de profissão.
Benfica B em escalada na II Liga
Esta distinção surge num momento no qual Nélson Veríssimo vai conduzindo o Benfica B rumo a uma posição mais confortável, na II Liga, isto, depois de um arranque de temporada para esquecer, no qual foram precisos oito jogos para conquistar a primeira vitória, o que o 'mergulhou' na luta pela manutenção.
Fora da equação para a eleição do melhor treinador do mês, ficou já o empate a uma bola com o FC Porto B, no dia 5 de janeiro, no Benfica Campus, no Seixal, que perfez um ciclo de seis partidas consecutivas, nas quais as águias não souberam o que é perder, ganhando, desta feita, uma 'nova vida' nestas contas.
Neste momento, os encarnados encontram-se na décima posição da tabela, com 22 pontos, mais três do que o Penafiel, a equipa que mora imediatamente abaixo da 'linha de água', e menos 14 do que o Marítimo, que segue destacado na corrida pela conquista do título de campeão (e consequente regresso à I Liga).
O próximo encontro está agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental) de sábado, dia 17 de janeiro, em 'casa', e será perante o Desportivo de Chaves, o atual quarto classificado da tabela, com 26 pontos, que, em caso de triunfo, igualará (pelo menos), provisoriamente, o Sporting B, que só na segunda-feira, à mesma hora, recebe o Torreense.
Nélson Veríssimo junta-se a Pavlidis
Dezembro foi, de resto, um mês particularmente feliz para o Benfica, que viu, não só Nélson Veríssimo ser eleito o melhor treinador da II Liga, como também Vangelis Pavlidis receber o prémio de melhor avançado da I Liga, numa votação na qual terminou à frente de Luis Suárez (do Sporting) e Samu Aghehowa (do FC Porto).
Na primeira divisão, são já conhecidos, ainda, o melhor guarda-redes (Diogo Costa, do FC Porto) e o melhor defesa (Jan Bednarek, também do FC Porto), o melhor médio (Rodrigo Zalazar, do Sporting de Braga). Na segunda, foram revelados o melhor guarda-redes (Samu, do Marítimo), o melhor defesa (Noah Madsen, do Marítimo), o melhor médio (Carlos Daniel, do Marítimo) e o melhor avançado (André Clóvis, do Académico de Viseu).
