Tudo indica que Souleymane Faye irá ser reforço do Sporting neste mercado de inverno. Isto porque, esta segunda-feira, o diretor-desportivo do Granada confirmou à imprensa nacional que as negociações com o clube de Alvalade estão muito avançadas e que este será um destino perfeito para o extremo.
"Sobre o negócio não posso dizer nada, pois as negociações estão avançadas. Mas posso dizer que me parece uma opção muito acertada da direção do Sporting. Viram algo que, em Espanha, só estão a ver agora. Tenho vários diretores desportivos de clubes da primeira divisão a perguntarem pelo Faye, mas agora já vão tarde...", afirmou Miguel Melgar aos microfones da rádio Antena 1.
"É o clube ideal para ele - vai mostrar o jogador que é. Se ficar fechado ali, é a escolha acertada. É um futebolista que vai gostar muito de Portugal. É muito jovem, muito rápido, tem golo, pode jogar pelos dois corredores, trabalha muito e é intenso", completou.
Souleymane Faye foi, de resto, apanhado este domingo pelo jornal IDEAL à saída do centro de treinos, recusando confirmar se o negócio com o Sporting já estava fechado. "Ainda não sei de nada, mas obrigado por tudo", limitou-se a dizer Faye.
Por seu turno, o treinador do Granada foi mais longe e já deu o extremo senegalês como perdido neste mercado de janeiro.
"Neste momento não tenho a confirmação de que temos alguma saída já fechada, mas parece que o caso de Faye está a avançar bem e além disso está com algumas queixas [físicas]. Temos de deixar clara a sua situação: há a possibilidade de poder assinar por uma equipa de Liga dos Campeões e aos 22 anos e resolver a sua vida e da sua família. Não é fácil lidar com essa pressão", começou por dizer Pacheta, citado pelo mesmo jornal espanhol, antes de concluir.
"Temos de o compreender porque o futebol tem todos estes sentidos. É um miúdo que merece tudo o que de bom lhe possa acontecer, tal como desejo ao clube. A sua ausência deixa-nos um pouco mais fracos, mas isso não me preocupa muito porque temos alternativas", rematou o treinador do Granada.
Os valores do negócio
A direção do Sporting, encabeçada por Frederico Varandas, já terá fechado um acordo com o Granada na noite de sexta-feira, aceitando pagar um valor fixo de 6,5 milhões de euros por Faye. O clube espanhol fica, ainda, com uma cláusula de 10% de uma futura venda e o negócio deverá ser formalmente anunciado na próxima semana.
Nas próximas horas, Souleymane Faye deve viajar rumo a Lisboa para cumprir a habitual bateria de exames médicos antes de assinar um vínculo de cinco anos com o Sporting.
O jogador senegalês de 22 anos brilhou ao serviço do Granada, concluindo o ciclo no clube com um saldo de dois golos e seis assistências em 21 jogos, depois de ter motivado um investimento de 500 mil euros na sua contratação no início desta temporada.
