Cristiano Ronaldo corre o risco de sofrer um castigo de dois a quatro jogos de suspensão após o gesto polémico protagonizado na derrota do Al Nassr no reduto do Al Hilal (1-3), registado na última segunda-feira, avança a beIN Sports.
O craque português mostrou-se muito insatisfeito com as decisões tomadas pela equipa de arbitragem, liderada pelo francês François Letexier, e chegou mesmo a insinuar, com as mãos, um "roubo" quando estava sentado no banco de suplentes, depois de ter sido substituído por Jorge Jesus.
Ora, o comportamento de CR7 não passou ao lado dos responsáveis da Federação de Futebol da Arábia Saudita e o Conselho de Disciplina e Ética pode avançar para um castigo se classificar a atitude do português como "conduta ofensiva" e com "danos à integridade dos árbitros".
Nesse sentido, e de acordo com os castigos aplicados num passado recente, a sanção prevista é de dois a quatro jogos de suspensão, ao mesmo tempo que é ainda aplicada uma multa de entre os quatro mil e os nove mil euros.
Os jogos que CR7 pode falhar
Caso se confirme a intenção da Federação saudita em castigar Cristiano Ronaldo, o avançado português de 40 anos será ausência de peso nos próximos jogos do Al Nassr.
No caso de ser aplicada a pena mínima, CR7 irá falhar os duelos com Al Shabab, no próximo sábado, e Damac, dentro de uma semana. Se a suspensão for a mais severa, Ronaldo também não vai poder jogar frente ao Al Taawon, a 26 de janeiro, e Al-Kholood, no dia 30 de janeiro.
Os castigos do passado
Cristiano Ronaldo já foi alvo, no passado, de sanções disciplinares desde que chegou ao Al Nassr, em dezembro de 2022, por duas ocasiões.
Em fevereiro de 2024, o avançado português cumpriu um jogo de castigo depois de ter feito um gesto obsceno em resposta aos cânticos dos adeptos do Al Shabab, que gritavam por Lionel Messi. Dois meses depois ficou suspenso por dois jogos após ter sido expulso contra o Al Hilal nas meias-finais da Supertaça, com o árbitro a escrever no relatório de jogo que Ronaldo teve uma "conduta vergonhosa".
Jorge Jesus cada vez mais pressionado
Se Jorge Jesus já estava preocupado com a atual situação do Al Nassr na tabela classificativa do campeonato, o eventual castigo do capitão de equipa aumentará as dores de cabeça. Afinal de contas, a derrota diante do Al Hilal deixou a equipa de Cristiano Ronaldo e João Félix a sete pontos do primeiro lugar.
Afastado da Taça do Rei, e depois de ter perdido a Supertaça da Arábia Saudita, o Al Nassr está novamente a caminho de mais uma temporada sem a conquista de títulos internos, prolongando o jejum de Cristiano Ronaldo.
Para já, Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus e João Félix terão de continuar a acreditar que o Al Hilal possa tropeçar nas 19 jornadas que faltam até ao final do campeonato.
O Al Nassr também continua em prova na Liga dos Campeões Asiática 2 - competição equivalente à Liga Europa, no futebol europeu - , tendo encontro marcado com o Arkadag nos oitavos de final que serão disputados a duas mãos.
