O Sporting reagiu, esta quinta-feira, em forma de comunicado oficial à proibição da venda de bilhetes para o jogo com o Athletic Bilbao, referente à oitava e última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, agendado para 28 de janeiro.
O Comité de Controlo, Ética e Disciplina (CEDB) da UEFA efetivou o castigo que pendia sobre o clube desde o ano passado, aquando da recepção ao Arsenal, na mesma competição europeia, na sequência do arremesso de artefatos pirotécnicos por parte de adeptos leoninos, além de ter aplicado uma multa de 40.000 euros.
Na semana passada, na deslocação à Allianz Arena (casa do Bayern), adeptos do Sporting deflagraram e arremessaram artefatos pirotécnicos nas bancadas, sendo que, no dia seguinte à derrota dos leões (3-1) na sexta jornada da fase de liga da Champions, a polícia de Munique informou que tinham sido detidos dois apoiantes leoninos.
Leia o comunicado na íntegra
"O Sporting Clube de Portugal informa que, na sequência dos incidentes verificados no último jogo da UEFA Champions League, foi notificado pela UEFA sobre a execução da sanção aplicada em 17 de Dezembro de 2024, proibindo o Clube de proceder à venda de bilhetes para o jogo da oitava jornada da fase de liga da UEFA Champions League frente ao Athletic Club, no Estádio de San Mamés.
Adicionalmente, a UEFA aplicou ao Clube nova sanção de proibição de venda de bilhetes aos seus adeptos para o jogo seguinte da UEFA Champions League disputado na qualidade de visitante, cuja execução se encontrará provisoriamente suspensa pelo período de dois anos sob a condição de não se verificarem incidentes da mesma natureza nos próximos jogos da competição.
O Sporting CP reitera o apelo ao comportamento responsável, reforçando que um novo incumprimento poderá ter repercussões financeiras e disciplinares ainda mais significativas para o Clube.
As ações individuais têm, inevitavelmente, repercussões para todos. Somos todos Sporting CP e é dever de todos zelar pela segurança e pelo futuro da instituição", pode ler-se na nota divulgada pelo emblema de Alvalade.
Benfica também sofreu com a pesão pesada da UEFA
O Benfica não terá adeptos presentes no Juventus Stadium, onde jogará em janeiro do próximo ano para a Liga dos Campeões, por conta de uma sanção imposta pela UEFA. Em nota que foi partilhada através do site oficial, os encarnados informam que estão proibidos de vender bilhetes para o duelo em Turim, por conta do mau comportamento dos adeptos na vista ao Ajax, em jogo da quinta jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões. As águias receberam ainda uma multa no valor de 20 mil euros.
Mas o castigo da UEFA não se fica por aqui. O organismo que gere o futebol europeu decidiu, também, aplicar uma pena suspensa à turma lisboeta em caso de reincidência - que fica ativa durante um período probatório de dois anos. Caso os adeptos voltem a ser incumpridores neste período, o Benfica voltará a ficar impedido de vender bilhetes para jogos longe de Lisboa e poderá ver fechados alguns setores do Estádio da Luz.
De referir que o encontro entre a Juventus e o Benfica, relativo à sétima jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, agendada para 21 de janeiro.
